Em Goiás, não é apenas a Chapada dos Veadeiros que se destaca como destino de ecoturismo. A apenas cerca de 80 Km do Distrito Federal e 280 Km da capital, Goiânia, a cidade de Formosa é agraciada pela natureza, com boa dose de aventura.
Quando Goiânia ainda pertencia à capitania de São Paulo, a cidade foi formada por antigos moradores de Arraial de Santo Antônio, no vale do Paraná, e por tropeiros e comerciantes vindos de Minas Gerais e Bahia, que paravam no local para descansar.
O principal cartão-postal do município é o Salto do Itiquira, uma cachoeira de impressionantes 169 Km de queda, que fica no Parque Municipal de Itiquira. Aliás, conhecida como “Berço das Águas”, Formosa possui nascentes de três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul: a do Paraná, do São Francisco e do Tocantins. Integrante do top 10 de cidades turísticas de Goiás, ocupando o oitavo lugar em pesquisa realizada pelo “Goiás Turismo”, Formosa é um prato cheio para os desbravadores, contando com cachoeiras, grutas, trilhas, lagoas naturais e sítios arqueológicos.
Salto do Itiquira
A 35 Km da cidade, a cachoeira Salto do Itiquira fica situada dentro do Parque Municipal do Itiquira. Ele apresenta uma trilha rústica, que leva até a parte mais alta da cachoeira, com uma vegetação característica do bioma Cerrado. Com 168 metros de altura – uma das mais altas da América Latina, o Salto do Itiquira forma um poço a partir da queda d’água. O acesso ao poço é fácil e rápido, enquanto que, para se chegar ao mirante, é preciso caminhar cerca de duas horas. O parque abriga, também, uma bela sequência de cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais.
Dolina dos Maracanãs
O local que era conhecido como Buraco das Araras foi reaberto sob o novo nome. Trata-se de uma depressão em formato de funil coberta por vegetação. Para desbravá-la, é necessário descer um rapel de 70 metros para chegar a uma trilha que leva à gruta, que abriga um lago subterrâneo com 30 metros de profundidade de lindas águas cristalinas.
O local é rico em biodiversidade, flora e fauna, sendo lar das aves que lhe renderam o nome. Ele faz parte de uma reserva particular, localizada a 49 km do centro de Formosa.
Eco Parques e Complexos de cachoeiras
O Chapada Indaiá Ecoparque está a 29 Km da cidade e abriga diversas trilhas e cachoeiras do complexo. A trilha total é de 8,2 Km, ida e volta, e passa pelas sete principais cachoeiras do complexo, incluindo a Cachoeira do Indaiá, que dá nome à reserva natural. A primeira cachoeira do roteiro é a do Espanhol.
O Bisnau Ecoturismo é um prato cheio, reunindo inúmeros atrativos em uma só propriedade: cachoeiras, poços, cavernas e sítio arqueológico. A cachoeira do Bisnau é uma queda d’água de 110 metros, acessada por meio de uma pequena trilha de 200 metros, que chega ao poço acima da cachoeira. Para chegar às quedas d’água abaixo da cachoeira, a trilha é de 400 metros.
Os poços verdes são piscinas naturais de águas esverdeadas, sendo a primeira parada o Poço Esmeralda e a segunda, o Poço Cânions. Para chegar aos poços, é preciso realizar um percurso que envolve travessia de rio e veículos 4×2 ou 4×4. O Poço Esmeralda tem 4,5 metros de profundidade, com coloração verde-esmeralda, e uma pequena queda d’água de 17 metros, já o Poço Cânions tem profundidade de 6,5 metros e é rodeado por paredões de rocha de quartzo.
No local, há também a Gruta Formosa que possui uma boca de 7 metros de altura por 6 metros de largura. Uma trilha íngreme dá acesso ao seu topo.
O Parque EcoBocaína tem uma rica biodiversidade de fauna e flora, com mais de 50 árvores identificadas, belos pássaros e animais silvestres monitorados com câmeras noturnas. É um verdadeiro refúgio de espécies em extinção. O local proporciona atrativos como cachoeiras (Cachoeira dos Reis Magos, Cachoeira da Palmeira), poços que são verdadeiras piscinas naturais de águas rasas (Poço do Noel, Poço dos Gringos, Poço do Encontro etc.) e mirantes com vista para a Serra Geral do Paranã (Mirante do Abismo, Mirante da Pedra, Mirante do Camaleão etc.).
Sítios Arqueológicos
Para quem aprecia história e conhecer mais do passado da humanidade, uma boa pedida são os sítios arqueológicos. Pertinho do centro, a apenas 7 Km, o Sítio Arqueológico da Toca da Onça está localizado em uma reserva particular. Com formações de rocha calcária rara, as paredes preservam pinturas rupestres datadas de 4500 anos atrás.
O Sítio Arqueológico do Bisnau é integrante da propriedade do Bisnau Ecoturismo, e está registrado no IPHAN desde 1975. Ele conta com rocha arenítica com “petroglífos”, que são inscrições rupestres em baixo-relevo. As inscrições foram produzidas pelos povos ameríndios pré-históricos, estimadas entre 9.500 a 12.000 anos atrás.
Quer conhecer outras cidades de Goiás e do Brasil? Venha com a Voepass e alcance voos mais altos. Entre em nosso site e veja as rotas disponíveis! Confira aqui.