Quando se fala de praias do Rio de Janeiro, provavelmente os primeiros nomes que vêm à mente são Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca etc., dignas de serem cenários de novelas e eternizadas em músicas e poemas brasileiros. Mas não é só a capital fluminense que foi abençoada por estas belezas da natureza. O estado também reserva algumas joias no quesito mar e areia.
A Região dos Lagos está entre 120 e 170 Km de distância da capital, sendo Saquarema a cidade mais próxima. A região compreende nove cidades – Saquarema, Araruama, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios – distribuídas ao longo de mais de 100 Km de litoral.
A tríade dos Lagos
Sem dúvidas, as cidades que mais se destacam e apresentam as principais praias da região são Arraial do Cabo, Cabo Frio e Armação dos Búzios (ou simplesmente Búzios), que, juntas, respondem por boa parte da visitação de turistas.
Arraial do Cabo é o paraíso dos mergulhadores. Dona de um mar bem azul, permite aos visitantes visualizarem espécies marinhas, como golfinhos, tartarugas, arraias e até mesmo orcas. Além das praias, a cidade reserva grutas, como a Gruta Azul e a Gruta do Amor, e os mirantes da Boa Vista e do Pontal do Atalaia. Seu Centro Histórico, na Praia dos Anjos, abriga a Igreja Nossa Senhora dos Remédios – construída em 1503 –, um obelisco que marca a chegada de Américo Vespúcio e a Casa da Piedra, que hoje possui um centro cultural e gastronômico. Outro passeio interessantíssimo é no Museu Oceanógrafo da cidade.
Com uma das melhores infraestruturas da região, Cabo Frio é a queridinha de muitos, com sua areia branquinha e fina e praias de águas cristalinas, sendo que a maioria oferece quiosques e restaurantes com vasta culinária. Algumas de suas paradas obrigatórias são o charmoso Bairro da Passagem, que ainda mantém a aura de fundação da cidade e casarios preservados, o Forte de São Mateus, a Ilha do Japonês e a Rua dos Biquínis – um shopping, a céu aberto, de moda praia, com mais de 100 lojas de produtos diretos da fábrica.
Búzios carrega uma certa áurea de glamour, seja pelo charme das pousadas e boa gastronomia, ou por ter atraído a presença ilustre da atriz francesa Brigitte Bardot, responsável por revelar a então pacata vila de pescadores ao mundo. Além de contar com mais de vinte praias, possui uma rica culinária e vida noturna agitada. A Orla Bardot, que margeia a Praia da Armação, leva, inclusive, o nome em homenagem à artista, além de contar com uma estátua da mesma. Logo ao lado, está a badalada Rua das Pedras, repleta de restaurantes, barzinhos, lojas sofisticadas e muita agitação.
Praia do Forte (Cabo Frio)
Ideal para quem não abre mão de infraestrutura, com uma orla bem cuidada, com quiosques, bares e restaurantes. Bem disputada, principalmente na alta temporada, que é no verão, é uma das praias urbanas mais bonitas da Região dos Lagos. O mar costuma ser azul-turquesa por causa do fenômeno da ressurgência. No canto esquerdo da praia, o Forte de São Mateus é a atração histórica que dá nome à praia.
Pontal do Atalaia (Arraial do Cabo)
Um dos grandes cartões-postais de Arraial do Cabo, é nas Prainhas do Pontal do Atalaia que está a famosa escadaria que leva à praia e que serve de cenário para as fotos de turistas. Do lado esquerdo, está a Gruta do Amor, que pode ser acessada a pé quando a maré está baixa, e também os trampolins para quem quer se aventurar no mar de Arraial do Cabo.
Ilha do Japonês (Cabo Frio)
Bem próxima ao centro de Cabo Frio, a Ilha do Japonês é um refúgio com mar de águas calmas e cristalinas em um ambiente pitoresco, rodeada por vegetação exuberante. Exatamente por isso, não conta com estrutura turística, porém do lado oposto da ilha, às margens da Lagoa de Araruama, há alguns quiosques e restaurantes.
Azeda e Azedinha (Búzios)
Pequena, mas charmosa, a dupla de praias formam um cenário bucólico, com uma curta faixa de areia e vegetação. A água é calma e tem coloração esverdeada por conta da cor amarelada da areia. Ideal para quem busca sossego à beira-mar para apreciar um belíssimo pôr do sol.
Ferradurinha (Búzios)
Próxima à Praia de Geribá, Ferradurinha tem uma paisagem linda, e é uma ótima praia para família e crianças, já que suas águas são calmas, sem formação de ondas, por conta da proteção das rochas. Sendo assim, também é propícia para a prática de stand up paddle e mergulho.
Praia do Forno (Arraial do Cabo)
Um dos mais belos cartões de Arraial do Cabo, com águas de tom esmeralda e faixa de areia branca cercada por vegetação exuberante, esta praia pode ser acessada por barco ou trilha – que lhe garante uma ótima vista do mirante. Recebe este nome por ter a temperatura um pouco mais elevada que as demais praias de Arraial, e é uma das mais indicadas para banho e prática de mergulho.
Quer conhecer outras cidades do Rio de Janeiro e do Brasil? Venha com a Voepass e alcance voos mais altos. Entre em nosso site e veja as rotas disponíveis! Confira aqui.