Conhecida como Bálcãs, a Península Balcânica é um nome antigo para uma região que inclui Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia, Macedônia do Norte, Montenegro, Sérvia, Kosovo e partes da Turquia, da Croácia, da Romênia e da Eslovênia. É, possivelmente, a região da Europa menos discutida no Brasil. No entanto, são lugares com fortes relações culturais e históricas entre si, além de culinárias ricas e muitas tradições singulares.
A gastronomia dos Bálcãs é bastante diversificada entre as regiões, mas praticamente carnívora em todas. Nos restaurantes, é possível encontrar, em abundância, diferentes pratos que levam carnes. Essas cozinhas também são influenciadas pela culinária da Itália, visto que muitos italianos emigraram para esses países nos séculos XIX e XX.
Segredos culinários dos Bálcãs
Na Croácia, a cena gastronômica é famosa pelos frutos do mar, com a mistura de ostras, camarões, e peixes de água doce e salgada. Prato típico da região, a salsicha de porco também é muito comum por lá. Além disso, tanto a Croácia como a Eslovênia são grandes produtoras das valiosas trufas brancas e pretas, sempre presentes na culinária local.
O consumo de carne bovina na Grécia é mais raro devido à criação de cabras e ovelhas como animais de produção. Em compensação, o país também dispõe de frutos do mar de forma abundante.. Os peixes e os frutos do mar recém pescados – fritos ou grelhados – são os mais consumidos nesta região.
Na Sérvia, a cozinha é totalmente carnívora, com destaque para as carnes bovinas, muitas vezes misturadas com presunto e outros tipos de derivados. Normalmente, as carnes são grelhadas e feitas em forma de hambúrguer. Há, também, receitas diversificadas para vegetarianos, como excelentes opções de massas.
Cevapcici
- Ingredientes
- 250g de carne de bovina picada
- 250g de carne de porco picada
- 1-2 colheres de chá de pimentão-doce
- 2-4 dentes de alho bem picados
- 1/2 ou 1 colher de chá de pimenta caiena
- uma pitada de bicarbonato de sódio
- pimenta preta moída na hora
- sal e erva manjerona
- 1 ovo
- Modo de preparo:
- Coloque as carnes em um recipiente largo e vá juntando os ingredientes restantes, amassando muito bem com as mãos. Quando os ingredientes estiverem bem misturados, junte o ovo e amasse mais um pouco até ficar uma massa homogênea e com os ingredientes bem distribuídos. Forme rolinhos do tamanho de um polegar ou um pouco mais compridos. Grelhe na brasa ou num grelhador anti-aderente em lume brando, tendo o cuidado para grelhar os cevapcici de todos os lados, virando-os com regularidade até estarem prontos.
Mesmo que seja uma culinária muito focada na carne, vários pratos típicos dos Bálcãs também tendem a levar vegetais assados, grelhados, cozidos ou mesmo ralados.
Já na Eslovênia, longe das carnes e frutos do mar, um dos destaques é a štruklji, uma deliciosa sobremesa que pode ser recheada com queijo branco fresco, requeijão, ricota e, muitas vezes, servida também com folhas de ervas. Era um prato comumente servido em feriados e nas fazendas durante o período entre guerras, quando recebiam grande número de trabalhadores que colhiam e cultivavam no local.
Já a culinária búlgara se concentra inteiramente em vegetais, embora o consumo de carne permaneça com frequência. No verão e na primavera, usam-se muitos ingredientes frescos, como saladas, sopas frias, frutas e muitas carnes grelhadas, como os assados. No inverno, as saladas são servidas com ingredientes enlatados, embutidos (como salame), sopas, assados e ensopados.
Costumes de vegetais
Mesmo que seja uma culinária muito focada na carne, vários pratos típicos dos Bálcãs também tendem a levar vegetais assados, grelhados, cozidos ou mesmo ralados. Em algumas receitas, tomates enlatados, cenouras, pepinos e cebolas roxas podem ser encontrados, costumeiramente com quantidades generosas de alho adicionado. Pimentões recheados, chamados de “páprica punjena”, também são comuns nos pratos, além de abobrinha recheada, conhecida como “punjene tikvice”.
Burek
- Ingredientes
- 1 copo (tipo americano) de água
- 1 copo (tipo americano) de óleo
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
- 4 xícaras de farinha de trigo
- Modo de preparo:
- Misturar, em uma tigela, a água, o óleo, o sal e o queijo ralado. Acrescentar aos poucos a farinha até formar uma massa não muito dura, mas que não grude nas mãos. Fazer pequenas bolinhas e rechear com queijo e orégano (ou o recheio que preferir), fechando a bureka tipo meia lua e unindo bem as pontas. Coloque em uma forma untada com óleo. Assar em forno pré-aquecido a 200ºC por 45 minutos.
Quer conhecer outras cidades da Europa? Venha com a Voepass e alcance voos mais altos. Entre em nosso site e veja as rotas disponíveis! Confira aqui.