De um lado muita música em volume alto, fantasias e uma multidão típica dos blocos de carnaval. Do outro, tranquilidade, sossego, contato com a natureza e nada de agitação.
Se a segunda opção faz mais o seu estilo , saiba que carnaval também pode ser um período de descanso para aqueles que não curtem a folia típica dessa época do ano.
Contudo, se você não quer ficar em casa, mas não quer estar no meio da multidão carnavalesca, veja lugares pelo Brasil para aproveitar os dias de descanso.
Veja onde curtir o feriado longe da folia
Paranapiacaba
O primeiro destino é Paranapiacaba (SP), distante cerca de 30 quilômetros do centro de Santo André, cidade da região metropolitana de São Paulo. Se você é apaixonado por trens e natureza, essa vila é o lugar certo. Para uma experiência mais completa, visite a vila utilizando o expresso turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que proporciona emocionantes viagens a bordo de vagões tracionados por locomotivas, possibilitando aos passageiros desfrutar de paisagens deslumbrantes enquanto mergulham nas raízes históricas da região.
Além de visitar imóveis históricos construídos pela São Paulo Railway no século XIX para abrigar seus funcionários durante a concessão da estrada de ferro Santos – Jundiaí, como o Museu Castelo, a Casa Fox, o Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo (CDARQ), a Biblioteca Àbia Ferreira Francisco e a Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba, você ainda pode conhecer trilhas e cachoeiras no Parque Nascentes de Paranapiacaba. Esse passeio só é permitido com guias credenciados pela prefeitura.
Aproveite a visita à Paranapiacaba para saborear a deliciosa gastronomia local em restaurantes e cafés acolhedores que oferecem pratos típicos e quitutes deliciosos que vão agradar a todos os paladares.
Socorro
Localizada a pouco mais de 130 quilômetros da capital paulista, Socorro é uma cidade para quem quer curtir atividades em meio à natureza. É possível voar de balão, além de visitar grutas e cachoeiras na zona rural do município. Entre os pontos mais visitados estão a Gruta do Anjo, Saint Sunset – Camanducaia do Meio, o Mirante da Cachoeira Central, o Parque Vale das Pedras, o Parque de Aventura Monjolinho e o Parque Pedra Bela Vista.
Ainda é possível desfrutar da gastronomia local em diversos hotéis fazenda. Alguns servem deliciosos cafés coloniais que dão água na boca só de olhar. Agora, se você pretende ver um pôr do sol cinematográfico, o Pico da Cascavel é o lugar ideal. Com 1.200 metros de altitude, o lugar permite uma visão privilegiada das montanhas da Serra da Mantiqueira. Se o clima estiver bom, ainda é possível fazer voos de parapente pela região ou ainda um voo duplo.
Chapada Diamantina
Se estar em contato com a natureza é o que você deseja, o Parque Nacional da Chapada Diamantina é uma excelente opção para caminhadas, mountain bike, banhos de rio, canoagem e escalada.
O acesso ao parque é feito por vários municípios, contudo Lençóis é o que tem a melhor estrutura para receber o turista, inclusive com voos da Voepass operando no aeroporto da cidade.
Ao todo, são quase 300 quilômetros de trilhas para aproveitar o contato com a natureza. Os caminhos passam por campos rupestres e trechos de Cerrado e Mata Atlântica. São 33 cachoeiras, entre elas a da Fumaça, que tem 390 metros de altura. Se você gosta de explorar cavernas, saiba que são duas no local. O parque conta ainda com 10 locais de escalada, 16 sítios históricos e o Marimbus, uma área alagada que é conhecida como o Pantanal da Chapada Diamantina.
Praia do Forte
Distante cerca de 60 quilômetros do aeroporto de Salvador, a Praia do Forte é um distrito do município de Mata de São João, com resorts all inclusive, pousadas cheias de charme e uma paisagem natural de cair o queixo. A sede do Projeto Tamar e o Castelo Garcia d’Ávila estão no local. O turista pode aproveitar o circuito turístico da Rota dos Coqueiros e ainda estender a viagem para os municípios vizinhos de Imbassaí e Itacimirim que também contam com lindas praias.
Para quem quer aproveitar um mar mais calmo e até a formação de piscinas naturais, as melhores praias para visitar são a Praia do Lord, a Praia do Papa Gente, a Praia Pedra do Chapéu, a Praia do Portinho e a própria Praia do Forte. Contudo, se você é daqueles que querem ondas mais intensas, visite a Praia do Portinho de Baixo (Praia do Tivoli) e a Praia do Ibero. Ainda tem um trecho de mar aberto na Praia do Papa Gente.
Cambará do Sul
A cidade fica na serra gaúcha, a cerca de 200 quilômetros da capital, Porto Alegre. Repleta de atrações naturais, a região de Cambará é perfeita para aqueles que curtem se divertir em meio à natureza. O Cânion do Itaimbezinho fica a 18 km do centro da cidade, dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra. Com 5,8 km de extensão e 720 metros de profundidade até o leito do rio, o local é ótimo para passeios de bike, caminhadas e piquenique.
Outro cânion muito visitado é o do Fortaleza que fica no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro de Cambará. Com 7,5 km de extensão, 2 mil metros de largura e uma altitude de 1.157 metros acima do nível do mar, os paredões lembram muralhas, daí o nome Fortaleza.
No município, ainda é possível visitar a cachoeira do Nassucar, a cachoeira do Passo do S, a cachoeira dos Venâncios, a cachoeira do Tio França, o Lajeado da Margarida, o cânion Malacaras com suas piscinas naturais, além de fazer passeios a cavalo e trilhas por toda a região.
Para conhecer esses e outros destinos pelo Brasil, vá com a Voepass.