Capital da Aventura, no interior de São Paulo, Brotas se destaca quando o assunto é ecoturismo. Procurada por turistas para atividades de aventura que fazem sua fama, como rafting, boia-cross, tirolesa, passeios de quadriciclo etc., a cidade é contemplada por muita natureza, com uma grande oferta de cachoeiras e trilhas.
Comecemos pelo protagonista de Brotas. O Rio Jacaré-Pepira, com 174 km de extensão a partir de sua nascente até o rio Tietê, um dos únicos considerados limpos do estado de São Paulo, passa por diversos afluentes e córregos de nascentes preservadas, formando mais de 50 cachoeiras. É também o lar de uma enorme biodiversidade, com cerca de 34 espécies de peixes e 90 espécies de aves. E é exatamente ele que serve de paisagem – e motivo – para a realização destas diversas atividades de aventura já mencionadas, como o rafting, caiaque, canoagem e boia-cross.
O rafting é uma atividade indispensável, aliás é o esporte de aventura mais famoso de Brotas. O desporte consiste em uma descida, em equipe, em botes infláveis sobre as corredeiras e quedas d’água do rio Jacaré-Pepira, que é, inclusive, eleito o melhor rio para a prática no Brasil.
Outra prática aventureira que se destaca por lá é o boia-cross. Uma das atividades pioneiras da cidade, o boia-cross é realizado desde a década de 1960 pelos moradores locais. O passeio também consiste em uma descida pelas águas do rio Jacaré-Pepira, mas que é realizada individualmente em uma boia. Existem duas variações ofertadas para esta atividade, o Boia-Cross Alto Jacaré, que ocorre na parte mais tranquila do rio e dura 1h30, e o Boia-Cross Radical, que passa pelo trecho intermediário do rio, com corredeiras mais radicais e que leva cerca de duas horas.
Joias da natureza
Próximo ao centro de Brotas, está o Parque dos Saltos. Nele, é possível admirar as quedas d’água do rio Jacaré-Pepira em meio a uma margem de mata ciliar preservada. Uma ponte pênsil permite o tráfego de pessoas entre as margens dos rios. O local, que ainda abriga a antiga casa de máquinas da usina hidrelétrica, tem acesso gratuito e é procurado por turistas e locais para passear, relaxar e tirar belas fotos.
No alto da serra, a Represa do Patrimônio ocupa uma área de, aproximadamente, 14, 5 hectares e é o ponto de encontro para quem busca uma diversão sadia, com acesso livre e muita água. A represa oferece aos visitantes do local várias atividades de lazer, como pesca, passeios de barco, nado, caiaque e jet ski.
Outra joia rara de Brotas é a Nascente Areia que Canta. A nascente de águas cristalinas que brota em meio à natureza, a 15 quilômetros do centro da cidade, é apelidada desta forma, pois seus minúsculos grãos de quartzo emitem um som característico com o movimento das águas. A Areia que Canta é integrante da estrutura do hotel-fazenda homônimo, que ainda conta com uma infraestrutura completa, com um circuito de ecoturismo que passa por pomares, pesca esportiva, corredeiras do rio Tamanduá, além de preservar a autêntica cultura das propriedades rurais antigas em seu almoço de fazenda e sua loja de produtos regionais.
Cachoeiras em Brotas
Em uma visita à cidade da aventura, onde a água é encontrada em abundância, as cachoeiras são parte fundamental e um dos principais atrativos do local. Algumas destas cachoeiras se encontram nas propriedades de parques de aventura ou ecoparques, que também ofertam atrações próprias e outras programações
A Cachoeira Cassorova já foi classificada pelo Guia Quatro Rodas como a mais bonita da cidade e a melhor para a prática de Canyoning (rapel nas cachoeiras). Com duas quedas d’água, uma de 40 e outra de 20 metros – totalizando 60 metros, conta com uma piscina natural de até 6 metros de profundidade, sendo perfeita para um mergulho. Ela está dentro da propriedade do Ecoparque Cassorova, que também abriga a Cachoeira dos Quatis, com 47 metros de altura e apropriada para banho. Sua trilha é de um quilômetro de caminhada em meio à mata, com muito contato com a natureza, onde se encontram dois mirantes com as melhores vistas dos vales e um pôr do sol indescritível.
As cachoeiras Roseira e Santo Antônio ficam no parque Recanto das Cachoeiras. A primeira compreende uma estrutura adaptada a partir de seu sopé para que os visitantes possam aproveitar, ao máximo, seus 55 metros de queda de águas límpidas, com um desenho ideal para banhos naturais e fotos de recordação. Já a segunda apresenta uma queda de 20 metros de altura, com total acessibilidade ao seu sopé, o que a torna convidativa para banhos, além de contar com uma piscina natural, onde o turista, após realizar sua caminhada, vai se divertir e relaxar cercado por muito verde.
Quer conhecer outras cidades de São Paulo e do Brasil? Venha com a Voepass e alcance voos mais altos. Entre em nosso site e veja as rotas disponíveis! Confira aqui.