A capital de Sergipe é mais tranquila que as vizinhas Salvador (BA) e Maceió (AL). Com paisagens encantadoras típicas do litoral nordestino, Aracaju surpreende por ser uma cidade com pleno crescimento urbano, com potencial de Metrópole, mas que mantém nuances de uma localidade tranquila.
A cidade é um prato cheio de atrações e atividades, com muita história e cultura. Uma arquitetura que preserva traços coloniais, um centro repleto de monumentos históricos, museus e palácios, além de parques verdes; sem contar nos atrativos naturais, como as praias, rios e manguezais. A culinária e artesanato típico nordestinos te levam a mergulhar na cultura local. Mas são as praias de Aracaju o principal interesse dos turistas. Tranquilas e geralmente vazias, com águas quentes, elas são um belo convite ao descanso. Provar um delicioso caranguejo sentindo a brisa do mar e desbravar as belezas do litoral sul sergipano de buggy são alguns dos programas imperdíveis. Confira algumas das melhores praias da região:
Praia de Atalaia
Esta é a praia mais conhecida e urbanizada de Aracaju. Isso a leva a ter uma infraestrutura completa, rodeada por hotéis e restaurantes. É nesta praia que fica um dos cartões-postais da cidade, a Passarela do Caranguejo, onde há uma grande concentração de bares e estabelecimentos especializados na culinária local, com direito a muito caranguejo, é claro. Apesar de urbana, a praia é propícia para banho, com mar calmo e morno, e conta com estrutura de barracas, que proporcionam comida, sombra e água fresca. A aproximadamente 10 km do centro histórico de Aracaju, a Orla de Atalaia possui quadras esportivas, ciclovias, parques infantis e lagos artificiais, que dão um charme especial a ela.
Praia do Mosqueiro
Embora seja uma das mais afastadas do centro de Aracaju, a última do sentido sul, é visita obrigatória. É uma das mais queridas da região, com uma longa faixa de areia clara e fina, água limpa e morna. Tem clima favorável para praticantes de stand-up paddle e jet ski. Próxima à foz do rio Vaza-Barris, permite apreciar o encontro do mar com o rio e serve de ponto de partida para passeios de catamarã rumo à Ilha Crôa do Goré e para a vizinha São Cristóvão. Conta com infraestrutura de bares e restaurantes, sendo o Duna Beach Club Bar reconhecido por sua gastronomia regional. Outro ponto forte desta praia é a oportunidade de apreciar o entardecer na Orla do Pôr do Sol.
Praia de Aruana
Primeira parada no sentido sul, a apenas cinco minutos de Atalaia, é considerada, pelos turistas, uma das melhores praias de Aracaju por conta de sua infraestrutura. Durante a semana, por ser pouco frequentada, é ideal para o descanso, mas também conta com boas doses de agito, principalmente à noite e aos finais de semana. De dia, além do banho de mar, experimentar um pouco da gastronomia sergipana é uma boa pedida. Já à noite, a atmosfera se transforma com os bares de música ao vivo. Aqui se encontram algumas das melhores casas de show da cidade.
Praia do Saco
Muitos a elegem como a melhor praia do estado. De beleza incontestável, o cenário é formado por mar azul-esverdeado, rochas em diferentes formatos e o encontro com a foz do Rio Real. Um de seus pontos mais belos é a Ponta do Saco – acessível apenas de buggy –, de onde se pode avistar o Mangue Seco, a primeira praia ao norte da Bahia. Neste ponto da praia, você pode tanto nadar no mar, que fica de um lado da praia, quanto no rio, que fica do outro.
Passear de buggy ou praticar sandboard pelas dunas é uma atividade imperdível e revela pontos de vista panorâmicos da praia. Além de contar com restaurantes, a praia possui uma lagoa artificial.
Praia do Robalo
Esta praia é de mar agitado e com boas ondas, sendo um chamariz para quem gosta de surfar. Suas águas são mais escuras, o que também faz com que não seja uma das praias mais apreciadas pelos banhistas.
A Praia do Robalo fica a apenas 7 Km da Orla de Atalaia, e conta com uma estrutura razoável de barracas. É uma boa pedida para fazer caminhadas, principalmente por ficar próxima às praias dos Náufragos e do Refúgio, mais recomendadas para banho.
Praia do Refúgio
Esta praia oferece exatamente o que seu nome propõe: refúgio para quem está em busca de sossego. Além de receber poucos visitantes, suas águas são de temperatura agradável – a mais quentinha da cidade –, sendo um convite para turistas e para quem não está acostumado com água gelada. No entanto, isso também é um fator que atrai as águas-vivas, por isso é preciso de um pouco mais de atenção.
A beleza da Praia do Refúgio fica por conta dos coqueiros e de seus quiosques rústicos.
Praia dos Náufragos
Recebeu este nome por conta de um naufrágio que ocorreu em 1907 no local. Devido a este fato, a praia é cercada por mitos de que os espíritos dos náufragos continuam vagando por lá e podem ser ouvidos pelos pescadores.
Mas, lendas à parte, a Praia dos Náufragos é uma das melhores para o descanso, com mar calmo, de poucas ondas, e areia bem branquinha. É ideal para famílias curtirem o mar com crianças. Além disso, conta com infraestrutura de barracas e restaurantes para que você não precise se deslocar.
Quer conhecer outras cidades de Sergipe e do Brasil? Venha com a Voepass e alcance voos mais altos. Entre em nosso site e veja as rotas disponíveis! Confira aqui.