Cidade maravilhosa cantada em verso e prosa, o Rio de Janeiro “continua lindo” e comemora 458 anos no dia 1º de março de 2023. Antiga capital e segunda cidade mais populosa do Brasil, com 6,7 milhões de habitantes, o Rio é considerado a “cara” do Brasil para o mundo.
Essa fama de cartão-postal do Brasil é reconhecida em premiações como a do Travellers’ Choice Awards, da plataforma de viagens Tripadvisor, que aponta a capital fluminense entre os top 25 destinos turísticos mundiais, descrevendo alguns dias na cidade como “as férias dos sonhos”.
Apresentar o que há de melhor para conhecer no Rio de Janeiro não é uma tarefa simples. São muitos lugares, paisagens, pontos turísticos e eventos maravilhosos que não podem faltar na lista. Por isso, “dividimos” o Rio nos seguintes tópicos: Cultura, Praias, Noite, Natureza e Passeios Clássicos. Aproveite e mergulhe nessa viagem à “alma carioca” com a VOEPASS.
1 – O Rio da Cultura
Os espaços culturais são fundamentais para conhecer o Rio de Janeiro. A capital fluminense tem museus, e centros de cultura e arte importantíssimos para a história da cidade e do Brasil. É no Rio, por exemplo, que está o Museu Nacional, o mais antigo do país e que está em fase de reabertura após ser afetado por um incêndio que destruiu parte do acervo.
Um lugar que ganhou fama internacional durante os Jogos Olímpicos de 2016 foi o Museu do Amanhã. O edifício de arquitetura pós-moderna faz parte do processo de revitalização da zona portuária da cidade, e suas exposições interativas oferecem uma narrativa sobre a vida nos próximos 50 anos. O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Museu Nacional de Belas Artes (MnBA), o Museu de Arte Moderna e o Instituto Moreira Salles (IMS) também são espaços incríveis de arte para moradores e turistas.
A cidade também é rica em casas teatrais, fundamentais para a cultura carioca, como a mais antiga delas, o Teatro João Caetano. Os concertos de música clássica têm espaço no imponente Theatro Municipal e na intimista Sala Cecília Meireles, enquanto as artes cênicas estão em palcos como o Tereza Rachel (Claro Rio), em Copacabana, e o Rival, na Cinelândia.
2- O Rio das Praias
“Do Leme ao Pontal, não há nada igual”, já dizia o carioca da gema Tim Maia. Poucas cidades do mundo tem praias tão lindas quanto o Rio de Janeiro. A orla carioca tem 86 quilômetros de extensão e, nela, estão alguma das praias mais famosas em todo o planeta.
Afinal, quem nunca ouviu falar de Copacabana, a “Princesinha do Mar”? Localizada no bairro de mesmo nome, em Copacabana, estão verdadeiros ícones da cidade, como o hotel Copacabana Palace, e a praia é palco da famosa queima de fogos de artifício no Réveillon. Não menos charmosa, Ipanema é ponto de encontro de cariocas e turistas, e ela ficou conhecida pela música “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinícius de Morais, e por ser um dos berços da bossa nova.
A zona sul tem ainda muitas outras praias encantadoras, como o Leblon, o Arpoador, a Praia Vermelha, a Urca, a Praia do Flamengo e a Enseada de Botafogo, estas últimas banhadas pelas águas da Baía de Guanabara. Já na zona oeste, o destaque fica para a Barra da Tijuca, considerada a melhor praia da cidade, e a Prainha e a Joatinga, adoradas pelos surfistas.
3 – O Rio dos Passeios Clássicos
A estátua do Cristo Redentor é, possivelmente, o ponto turístico mais importante em terras cariocas, pois visitar o monumento é um programa obrigatório. Com 38 metros de altura, ela fica no topo do Morro do Corcovado e “de braços abertos sobre a Guanabara”, sendo reconhecida como uma das “7 maravilhas do mundo moderno”.
E se o assunto é paisagem encantadora, outro lugar que merece uma menção especial é o Pão de Açúcar, que ganha um charme com o seu bondinho. Primeiro teleférico do Brasil e terceiro no mundo, o bondinho foi cenário de filmes, e liga o Morro da Urca ao Pão de Açúcar. No Rio de Janeiro, encontra-se, ainda, um dos maiores templos do futebol mundial. O estádio do Maracanã (Mario Filho) já recebeu inúmeros craques da história do esporte, além de ter sediado duas finais de Copa do Mundo. O tour pelo interior do estádio dura 40 minutos.
A lista de passeios clássicos pela Cidade Maravilhosa inclui o Jardim Botânico, o Parque Lage, a Escadaria Selarón, o passeio de barco pela Guanabara, a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Confeitaria Colombo, a Feira de São Cristóvão, a Ilha de Paquetá, etc.
4 – O Rio da Noite
Opções de diversão pela noite carioca não faltam. Ótimos exemplos são as tradicionais rodas de samba, como o Samba do Trabalhador, o Cacique de Ramos, o Samba do Nem da Tia Doca e o Beco do Rato, este último no bairro mais boêmio de todos, a Lapa. Para cariocas e turistas, um ótimo programa para mostrar o samba no pé são as festas e ensaios, abertos ao público, nas quadras das agremiações mais tradicionais da cidade.
A cidade conta com infinitas possibilidades em bares, botecos e botequins, dos mais chiques aos populares. Precisam estar no roteiro de um boêmio lugares como Rio Scenarium, Carioca da Gema, Bip Bip, Bar da Laje (na Favela do Vidigal), Beco das Garrafas, Cosmopolita, Armazém São Thiago, Jobi, Pavão Azul e outros.
O Rio também é conhecido pelos grandes palcos para apresentações artistas da música nacional e internacional. Casas já extintas como o Canecão e o Mistura Fina marcaram gerações de fãs, que hoje em dia podem aproveitar para ver seus artistas preferidos em espaços como Circo Voador, Vivo Rio, Km de Vantagens Hall (antigo Metropolitan) e Arena Jeunesse.
5 – O Rio da Natureza
O Rio de Janeiro é um lugar contemplado pela natureza, com espaços e áreas verdes como poucos lugares do mundo. Um exemplo é a primeira floresta replantada do mundo, o fantástico Parque Nacional da Tijuca – conhecido como Floresta da Tijuca –, localizado no centro do Rio de Janeiro. Por lá, o visitante aproveita para fazer trilhas e conhecer belas cachoeiras, como a do Primata e a das Almas, utilizadas pela população carioca nos dias mais quentes.
O céu azul na maior parte do ano, e a existência de morros e montanhas na área urbana são perfeitos para observar a cidade do alto. Alguns deles oferecem, a partir de seu topo, vista de 360º da Cidade Maravilhosa, como o Morro Dois Irmãos e a Vista Chinesa. Já a Pedra da Gávea e a Pedra Bonita, além da vista privilegiada, são utilizadas como ponto de salto de parapente e asa delta. Há, ainda, alguns dos melhores lugares para escalada no Brasil, como o Pico da Tijuca, a Falésia da Barrinha e o próprio Pão de Açúcar.
Para os que buscam lugares mais afastados para a prática do turismo de aventura, as chamadas praias selvagens do Rio de Janeiro são ótimas opções. As praias do Inferno, Funda, do Meio, do Perigoso e dos Búzios impressionam pelas belezas naturais e águas límpidas, ainda pouco tocadas pela população. O acesso até elas é feito por trilhas em meio à natureza ou por embarcação.