Não é segredo que o Brasil abriga belíssimas florestas, praias, cachoeiras, montanhas, entre outros atrativos naturais que fazem parte de um complexo ambiental grandioso. O país é dono de preciosos ambientes que estão espalhados por todos os cantos – e que podem ser contemplados por meio do ecoturismo, ou também conhecido “turismo ecológico”.
Essa modalidade turística diz respeito ao “segmento que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”, segundo o Ministério do Meio Ambiente e o EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo.
E diversas cidades pelo Brasil apostam em atividades turísticas sustentáveis, as quais têm o objetivo de conservar o meio ambiente e as comunidades locais. Aliás, a Revista Forbes elegeu o país como o melhor do mundo para se fazer ecoturismo em um ranking de 50 países; o Brasil recebeu a elevada pontuação de 94,9/100.
Dados do Ministério do Turismo, inclusive, apontam que o segmento tem crescido e é fator motivador de mais de 18% dos turistas estrangeiros que visitam o país. A biodiversidade brasileira atrai atenção de pessoas em todo o mundo – e, sem dúvidas, merece destaque, assim como os destinos que apostam no ecoturismo.
Vale ressaltar que o turismo ecológico está alinhado às expectativas de um mundo mais sustentável. Em se tratando dessa modalidade turística, a revista de bordo da Voepass lista algumas cidades da rota e municípios muito próximos a essas localidades que contam com um ecoturismo imperdível!
Ilhabela: um paraíso à parte
Localizada a pouco mais de 200 km de São Paulo, a encantadora Ilhabela recebe atenção internacional por suas paisagens fantásticas e seus (tantos) atrativos naturais. Não à toa, o segmento de ecoturismo é muito forte por lá: são 73 praias, 14 ilhas, 365 cachoeiras e um conjunto montanhoso com 84% de Mata Atlântica preservada.
Das praias mais badaladas às mais tranquilas, Ilhabela é repleta de opções para quem busca por descanso e contemplação da natureza. Além disso, com uma orla de aproximadamente 130 km de extensão, a ilha conta com uma das mais interessantes e acidentadas paisagens da região costeira brasileira, com os mais altos picos do litoral paulista, incluindo o Pico de São Sebastião (com 1.379 m de altitude), o Morro do Papagaio (com 1.307 m), e o Morro da Serraria (com 1.285 m).
E o que não faltam são passeios. Há trilhas para quem prefere se aventurar, esportes radicais e cerca de 30 cachoeiras disponíveis para banhos, além de suas encantadoras e fascinantes praias, que conseguem conquistar todos os tipos de turistas.
Chapada Diamantina: cenários exuberantes
A Chapada Diamantina é uma grande região baiana de mais de 38 mil km², composta por 24 municípios. Por lá, os turistas encontram mais de 300 cachoeiras, além de rios, grutas, poços de água cristalina, entre outros fantásticos atrativos naturais. A área é superpreservada e a vegetação é rica, o que garante cenários maravilhosos para quem ama apreciar a natureza.
Embora Lençóis seja a cidade turística mais conhecida da Chapada Diamantina, conhecida como a “capital da Chapada Diamantina”, localidades como Mucugê, Vale do Capão, Igatu e Ibicoara também se destacam para um roteiro de ecoturismo.
Sem dúvidas, a Chapada é um dos melhores destinos do Brasil para os amantes do ecoturismo — seja para quem busca por opções radicais ou para quem quer apenas contemplar a diversidade de cenários e de belezas naturais.
Fernando de Noronha: imersão na natureza
Fernando de Noronha é o verdadeiro significado de ecoturismo – o que não faltam são opções de passeios em meio à natureza. Os turistas podem ir muito além das praias e fazer diversas atividades: o (famoso) mergulho para ver as tartarugas e os peixes de perto, as trilhas com muita vista das belezas locais, os passeios de barco para a observação de golfinhos, as visitas ao Parque Nacional Marinho e ao Museu do Tubarão, etc.
Com mais de 20 ilhas e ilhotas, Fernando de Noronha é definitivamente um paraíso natural e, inclusive, foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Vale destacar que o arquipélago é um grande exemplo de como a preservação ambiental e o turismo ecológico podem caminhar juntos.
Cidades na Amazônia: multiplicidade de atividades naturais
É impossível falar de ecoturismo sem mencionar a Amazônia! Manaus é a porta de entrada para quem quer buscar mais contato com a natureza e se aventurar na maior floresta do mundo. A hospedagem pode ser na capital do Amazonas, como também em hotéis e pousadas disponíveis na floresta – superindicados para quem quiser desfrutar ao máximo do ecossistema local.
Por lá, os turistas conseguem chegar a localidades que garantem uma gama de atividades que permitem mais proximidade com o meio ambiente: passeios de barco, caminhadas pela floresta, focagem de jacarés e observação de botos e animais selvagens, entre diversos outros.
Quem adora cachoeiras não pode perder Presidente Figueiredo de vista. Considerado a rota das cachoeiras no coração da Amazônia, o local fica apenas a 133 km de distância da capital do Amazonas.
Salto de Tororó: ecoturismo no Distrito Federal
A apenas 50 km de Brasília, o Salto do Tororó é um destino bastante popular para ecoturismo no Distrito Federal e surpreende os turistas. Apesar de ser mais conhecido por suas atividades de rapel e mountain bike, a localidade também é uma ótima opção de lazer familiar. Com 18 metros de altura, a trilha de 2 km até a cachoeira é um passeio que garante um vislumbre particular da natureza do Cerrado.
Cambará do Sul: cânions do sul
Localizado a menos de 200 km de Porto Alegre, Cambará do Sul é uma cidade incrível para se encantar com os cânions que dividem os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Lá, há diversas outras atividades ligadas à natureza. Os Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral não podem ficar fora de um roteiro turístico. Eles oferecem trilhas, rapel, cavalgadas, passeios de bote e muito mais para os amantes da natureza.